
O AMOR RESPIRA,
e enquanto vivo, nutre-se
do desejo por aquilo que falta.
Lara Torres

Lara Torres
CRP 20/0729
-
Psicóloga de abordagem psicanalítica
-
Especialista em clínica psicanalítica
-
Especificidade de atendimento para casais monogâmicos e não monogâmicos, incluindo demandas individuais.
-
Mestranda e pesquisadora na área de relações amorosas pela Unesp.
Atendimento para dentro e fora o Brasil
(remoto, por meio do Google Meet)
O diálogo relaciona o espaço entre individualidades, que sem este não há relação. Não se nasce sabendo amar, aprende-se. Quando o amor passou a ser a base das relações amorosas no século XX, ele foi ensinado como sinônimo de completude, manifestando-se através de comportamentos de posse e exclusividade, não só sexual. No entanto, essa ideia vai contra a própria natureza humana, já que “o desejo é o que nos inaugura como humanos, como seres sexuais e o que nos diferencia dos animais” (Kuss, 2022, p.23). A noção de completude, ao tentar preencher a falta inerente à nossa condição, pode levar ao sofrimento, ao passo que o casal chega à conclusão de que o amor é impossível de ser alcançado. Neste sentido, o problema não está no amor, mas na forma como o vivencia. Não há um modelo ideal universal, amar é singular. Entenda seu próprio modo de amar e relacione-o encontrando-se na sua individualidade e emancipando-se do coletivo.

Atendimento
Processual
O foco das sessões é a demanda do casal, utilizando o método da fala livre de ambos, enquanto a psicóloga escuta e intervém conforme necessário. Esse é o modelo tradicional de análise, em que o paciente conduz as sessões, e a psicóloga exerce o papel de escuta e intervenção. O atendimento processual não há limite de sessões, favorecendo espaço de fala livre pois o foco está nas questões que interrogam o casal.
Atendimento
Pontual
O foco centra-se na reflexão por parte do casal a partir de perguntas pré-estabelecidas pela psicóloga. Facilitando com que o casal tenha a oportunidade de conhecerem-se melhor a partir destes breves blocos distintos de perguntas. O atendimento pontual é realizado em sessões que contemplem com que as perguntas sejam finalizadas, sendo deste modo, sessões mais breves pois o foco centra-se apenas na reflexão a partir de perguntas pré-estabelecidas.
Como funciona?
-
As sessões são realizadas 1x por semana.
-
As sessões são oferecidas de forma remota por meio do Google Meet a fim de facilitar o acesso dos pacientes de qualquer lugar dentro e fora do Brasil.
-
As sessões para casais possuem duração de 1h
-
As sessões individuais possuem duração de 50 minutos
-
As sessões garantem o sigilo, a confidencialidade e a proteção dos dados dos pacientes por parte do psicólogo
-
Serão realizadas um bloco de perguntas para o casal a fim de facilitar com que conheçam-se (pois tempo de relação não implica em intimidade).
OBS: É importante frisar que não há um método objetivo para atendimento para casais pois não há objetividade para o que é subjetivo. Neste sentido o método de atendimento clínico que utilizo é a fala e a escuta livre de todo e qualquer tipo de julgamento e inclinação para uma das partes do casal.
Para quem:
-
A análise de casal cabe para aqueles que estão atravessados por interrogações em relação às individualidades.
-
Cabe para aqueles que desejam rompimentos saudáveis.
-
Cabe para aqueles que desejam conhecerem-se melhor.